quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Eu NÃO recomendo!



CIDADE DOS OSSOS

Ganhei esse livro de natal da minha mãe e, confesso, era um livro que eu queria muito. Já que histórias de anjos X demônios estão tão em alta ultimamente, queria ler algo do gênero pra poder falar com conhecimento de causa.

Pois bem, li. Li e me arrependi. A autora, Cassandra Clare, até que é esforçada, mas em todas (eu disse TODAS) as linhas do livro é fácil lembrar ou de Crepúsculo, ou de Senhor dos Anéis, ou de Harry Potter, principalmente.

Sei muito bem que criar um livro não é tarefa fácil. Pelo contrário. Mas, admiro e acompanho autores que realmente CRIAM suas histórias baseado em experiências próprias, em um olhar diferente diante do cotidiano, etc... e não autores que juntam Crepúsculo + Senhor dos Anéis + Harry Potter = Cidade dos Ossos.

Isso me deixa revoltada porque, o título até que engana, mas o conteúdo é praticamente um Ctrl C + Ctrl V dos livros que citei acima. Primeiro que nada se explica. Símbolos, poderes, asas, tudo é normal sem qualquer explicação. Nem o fato da personagem principal, Clary, poder ver os seres do `submundo` sem que mais ninguém consiga tal proeza é explicado. Ela simplesmente `tem o dom`. Tá, me poupe!

Assim como o Harry, de Harry Potter, o Jace (que é o anjo principal da história) perdeu seus pais muito cedo e, a autora tem a AUDÁCIA de, no meio do livro usar a seguinte frase quando um superior fala com Jace em uma situação de solidariedade `você é igualzinho ao seu pai`. OI?? Harry Potter?

Não contente em fazer uma história de anjos e criaturas das sombras, no final a Cassandra vai lá e caga com tudo! Mistura lobisomem, vampiro, criaturas do submundo, magos, fadas (hahaha), gnomos e PLIM : faz um livro! Ah, existem monstros também, mas tudo bem.

Assim como em Harry Potter, existe um VOLDEMORT. A menina foi tão fraca na criatividade que até o vilão ela inventou com a mesma letra... VALENTIM. Ai, me poupe! E todos os subordinados desse tal de Valentim temem a ele como os Comensais da Morte de Harry Potter temem VOLDEMORT. Piada, né? Eu sei.

Também existem portais e pactos e, pasmem! O objetivo de Clary e Jace é encontrar um objeto que, assim como a Pedra Filosofal de HP, vai fazer com que o mal triunfe se cair em mãos erradas. Patético.

Quando Clary conhece o mundo de Jace, ele também tem uma irmã que não vai muito com a cara dela, assim como acontece com a Bella na saga Crepúsculo, mas depois ela vira super amiga da Clary, quase como uma Alice da mesma saga.

Não satisfeita em substituir tudo que já existia, Cassandra transformou a Ordem da Fênix de HP, na tal da Clave em `Cidade dos Ossos`.

Enfim, poderia citar mais um milhão de coisas iguais entre as séries famosas que citei e o livro `Cidade dos Ossos` mas a obra é tão repetitiva que me nego a ler novamente pra destacar tudo na íntegra. Em suma, não recomendo! Sem tirar o mérito da autora, que como eu disse, mesmo dessa forma não é nada fácil produzir um livro, ok.

Não é um livro de todo ruim mas, eu tinha muito mais coisas pra fazer do que lê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário